top of page
globo1_RI_edited.jpg
Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado em Relações Internacionais é ministrado pelo Departamento de Relações Internacionais (DRI) e sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. A área de Relações Internacionais da UERJ abrange a Graduação em Relações Internacionais e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, que forma mestres e doutores. No Departamento, há também laboratórios e núcleos de pesquisa e extensão, cujas atividades abrangem e conectam a graduação e a pós-graduação.


O corpo de professores do DRI é altamente especializado nas diferentes áreas temáticas das Relações Internacionais e possui ampla experiência e formação em diferentes campos do conhecimento.
 

O Curso de Graduação em Relações Internacionais da UERJ tem como objetivos formar profissionais com pensamento crítico sobre as questões internacionais contemporâneas. Assim, o egresso deterá o conhecimento e instrumental práticos para se tornar um profissional versátil e capaz de atuar com autoridade no seu campo ou em áreas correlatas.
O curso é oferecido nos turnos da manhã e da tarde. O Bacharelado pode ser concluído em no mínimo 8 e no máximo 14 períodos, e é oferecido na forma de créditos. O gosto pela leitura e escrita é um elemento importante ao candidato, que encontrará um curso com grande carga de leitura e debates frequentes, que ajudarão a formar seu perfil profissional.
O curso se estrutura em torno de disciplinas obrigatórias específicas do campo de Relações Internacionais e disciplinas de formação básica, envolvendo diferentes áreas do conhecimento humano. Ao longo do curso o aluno cursará disciplinas eletivas que complementarão sua formação e o direcionarão a uma formação humanística e voltada para o mercado de trabalho e à reflexão acadêmica. No ENADE de 2018, o Bacharelado recebeu a nota máxima, e ficou entre os 5 melhores cursos do Brasil.

 

O mercado de trabalho para o profissional formado em Relações Internacionais está em franco crescimento no Brasil e no exterior. Oportunidades junto a organizações governamentais, não-governamentais (ONGs) e organizações internacionais são algumas das opções de trabalho para os egressos. Ademais, há oportunidades junto à iniciativa privada, em setores ligados à economia, meio ambiente, energia, consultoria, entre outros, bem como no meio acadêmico. Finalmente, há a oportunidade no serviço público em concursos para ministérios, agências e órgãos governamentais e autarquias.

bottom of page