top of page
globo1_RI_edited.jpg
Núcleos e Laboratórios

NEIBA | Núcleo de Estudos Internacionais Brasil-Argentina

Argentina e Brasil nunca negligenciaram suas relações bilaterais, elas foram sempre intensas mas de caráter oscilante: houve momentos onde prevaleceu a tensão e em outros, o diálogo. No entanto, a partir dos anos oitenta, inaugurou-se um novo tipo de relação que se mantém até hoje. Ao contrário do que aconteceu no passado, desta vez não só o diálogo foi intensificado, mas também se consolidaram os esforços para envolver as duas sociedades no processo desencadeado.

https://www.neiba.com.br/

LabRI | Laboratório de Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais (LabRI) é um projeto voltado para a criação e estruturação de um espaço físico voltado para a capacitação de alunos pesquisadores para o incremento da produção científica e a experimentação acadêmica. O objetivo do LabRI é promover o aperfeiçoamento das condições de pesquisa discente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) do IFCH/UERJ, bem como servir de espaço para a troca de informações sobre mercado de trabalho, oportunidades de publicação e divulgação de pesquisas e do estímulo à atividade docente.

LeRPE | Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa

Regionalismo e política externa são dois temas que ocupam um lugar importante no universo das Relações Internacionais. O Grupo de Pesquisa/CNPq Integração naAmérica do Sul e o papel do Brasil foi criado em 2010 nos marcos do PPGRI/UERJ pela pesquisadora Miriam Gomes Saraiva. A ideia de criar o GrPesq veio do trabalho em rede com pesquisadores estrangeiros no projeto coordenado por Andrés Malamud, da Universidade de Lisboa, sobre a liderança brasileira na América do Sul. O Grupo tem duas linhas de pesquisa: Política Externa Brasileira para a América do Sul e Regionalismo Sul-Americano.

https://www.lerpe.uerj.br/

LEMRI

O Laboratório de Estudos de Mídias e Relações Internacionais (LEMRI) atua de modo inter-transdisciplinar a partir da produção de análises e reflexões sobre os temas, agendas e processos que envolvem os estudos sobre mídias, cultura, estéticas e a política mundial. O LEMRI detém atualmente seis linhas de pesquisa: estudos sobre análise de política externa, mídias e opinião pública, as estéticas nas operações de paz e/ou intervenções humanitárias, ensino, pesquisa e extensão sobre cultura, mídias e relações internacionais, estéticas, resistências e estudos Decolonais e pós-coloniais e reflexões críticas sobre teorias e metodologias entre mídias, estudos culturais e relações internacionais.

bottom of page